domingo, 10 de janeiro de 2010

Conjunto de Música Antiga Renantique



Grupo independente, o conjunto de Música Antiga Renantique foi criado em junho de 1996 por integrantes do Grupo de Flauta Doce do Centro de Criatividade e pelo soprano Adélia Vieira (in memorian) com o intuito de executar a música da Idade Média e Renancença, algo inédito em Sergipe. Tal iniciativa insere-se no movimento de redescoberta da Música Antiga com interpretação e cópias de instrumentos de época, Performance Intruída Historicamente, que tomou vulto na Europa e EUA desde meados do século passado. E, no Brasil, surgiram alguns grupos do gênero nas últimas décadas, como: Trovadores Medievais (Porto Alegre), Música Antiga da UFF e Longa Florata (Niterói), Syntagma (Fortaleza), Neuma e Ars Mensurbilis (Londrina), Quadro Cervantes e A Tempo (Rio de Janeiro), entre outros.
O Renantique tem a estrutura de um Broken Consort renascentista, onde são combinados instrumentos de famílias diferentes (sopro, cordas e percusão), cópias autênticas dos instrumentos da Idade Média e Renascença, e as vozes: soprano, contralto, contratenor, tenor e barítono, utilizando-se antigas técnicas para a execução dos instrumentos e para a emissão das vozes,
Os integrantes do Conjunto de Música Antiga Renantique vêm se dedicando e se especializando em Música Antiga com professores do Brasil e de outros países, através dos cursos de festivais internacionais, como as Oficinas de Música de Curitiba e do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e do VII Encontro de Música Antiga de Olinda/PE.
Difudindo um amplo repertório da Idade Média e Renascença, como: Música das Cruzadas; dos Trobadours, Trouvéres e Minnisingers; Cantigas de Santa Maria e Martin Codax; do Manuscrito de Carmina Burana; Danças medievais e renascentistas; Trecento Italiano; Música Franco-Flamenga séc. XV; Música de Henrrique VIII e sua corte; Música Elizabetana e do Teatro de Shakespeare e Música Ibérica séc. XVI. Desde que foi criado, o grupo desenvolve projetos com concertos frequentes na capital e no interior de Sergipe, assim como, em seus Estados vizinhos, Alagoas e Bahia a convite de universidades e centros culturais.

4 comentários:

RH disse...

O Renantique nos transporta a instantes magníficos, momentos da história os quais nos deixam registros em nosso ser, criando em nós coragem na compreensão do futuro aqui tão presente em nossa alma!!!

Evaristo Nunes disse...

O Renantique é um exemplo de perseverança e paixão pelo que faz. Parabéns pelo DVD. Ficou muito bom. Fortuna ao Renantique.

Valdirene disse...

Assisti o grupo ontem no Encontro Cultural de Laranjeiras e fiquei encantada. É simplesmente maravilhoso. Parabéns

Luciana Ramos disse...

Como faz pra conseguir um cd do grupo???